Viemos estreitar os laços históricos e culturais

Divulgando o Piauí e promovendo acesso a novos mercados

Destinos

A Rota das Emoções

A palavra “emoção” sugere impulso que move um organismo para a ação. Ela vem do latim “emotione”: movimento, ato de mover e é derivada de uma forma composta de duas palavras latinas: “ex” (fora, para fora) e “motio” (movimento, ação). Movimentar-se para fora sugere uma rota alternativa, uma saída da rotina para experimentar o novo. Justamente com base nessa ideia é que foi criado um dos roteiros turísticos mais bonitos do país: a Rota das Emoções!

A Rota das Emoções é um roteiro no nordeste brasileiro que oferece natureza pulsante, reservando cenários ímpares e envolvimento com a cultura local, ao longo dos 500 km de percurso, passando por três estados: Ceará, Piauí e Maranhão, 14 municípios:


- Ceará: Jijoca de Jericoacoara, Barroquinha, Camocim, Chaval e Cruz;
- Piauí: Parnaíba, Ilha Grande, Luís Correia e Cajueiro da Praia (Barra Grande); e,
- Maranhão: Barreirinhas, Paulino Neves, Araióses, Tutóia, Santo Amaro do Maranhão.


Mais de 70.000 pessoas foram atendidas por agências parceiras e visitaram a Rota das Emoções nos últimos 4 anos, permanecendo em média de 8 a 15 dias.

Sempre focada em ações de promoção do turismo sustentável com responsabilidade socioambiental, a Rota das Emoções se caracteriza por unir três unidades de conservação âncoras paradisíacas: Parque Nacional de Jericoacoara, no Ceará; APA do Delta do Parnaíba, no Piauí; e Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, no Maranhão. Por isso, a palavra que nomeia a Rota é plural, remetendo à emoção indescritível de visitar três unidades de conservação ambiental num único roteiro, além de outros destinos que possuem riquezas naturais singulares, levando o visitante a ter contato, a partir do litoral, com a cultura de três estados do Nordeste brasileiro, com suas particularidades a serem descobertas pelos visitantes, e que tornam essa experiência inesquecível!

Destaque
Os 14 municípios – A Rota contempla 14 municípios com perfil de desenvolvimento e atrativos muito diferentes, e essa diferença se completa e forma um produto único que oferta locais badalados, paradisíacos, pacatos, simples, requintados e rústicos. Diversidade de atrativos para todos os públicos – A Rota das Emoções tem experiências em todos os segmentos, desde atividades de ecoturismo, sol e praia, e aventura, até turismo gastronômico com muita variedade, que vai desde comidas típicas de cada estado até pratos da culinária internacional. Para aqueles que querem sossego, tem praia e muita beleza para contemplação, e aos que preferem mais agitação tem esportes e aventuras ao longo de toda a Rota e diversão por todos os lugares. Qualificação dos serviços – As empresas da Rota das Emoções estão em constante processo de qualificação, em busca de soluções inovadoras e respeito aos princípios da sustentabilidade, para atender os visitantes. Prova disso, é o Programa de Sustentabilidade da Rota das Emoções que rendeu à Rota a inclusão no Mapa de Sustentabilidade do Turismo Brasileiro, lançado pelo Ministério do Turismo e Braztoa. A Rota das Emoções conta com 290 meios de hospedagem, 341 bares e restaurantes, 65 agências receptivas preparadas para atender grupos e turistas individuais. Novos empreendimentos – A cada temporada surgem novos meios de hospedagem e alimentação na Rota das Emoções, dirigidos aos mais diversos públicos – de pousadas de charme com alta gastronomia a espaços descolados para quem busca uma viagem mais simples e despojada. Sempre tem novidade. Roteiros e passeios – Os agentes receptivos da Rota das Emoções promovem novos roteiros adaptados às necessidades dos clientes, como solução para um mercado cada vez mais exigente e com perfis distintos de turistas. É possível encontrar passeios com guias especializados e habilitados, nos mais diversos tipos: de buggy, 4X4, catamarã, lancha rápida, fazendo trilhas, a cavalo e de bike. Esportes – Para os praticantes de esportes, a Rota das Emoções também oferece, sobretudo de esportes náuticos, como o kitesurf nas praias do Preá (CE), Barra Grande (PI), Atins e Santo Amaro (MA). É crescente, ainda, a prática do hiking e trekking, principalmente nos Lençóis Maranhenses, uma recompensa contemplativa para quem decide trilhar pelas suas dunas e refrescar-se em suas inúmeras lagoas de água doce. Tem produtos para turistas de diversos perfis e interesses, com mistura Ecoturismo, Aventura, Sol e Praia, e Cultura.

A porta de entrada do Piauí é o município de Cajueiro da Praia. Sua principal atração é a Praia de Barra Grande, uma pequena colônia habitada no passado apenas por pescadores, muito conhecida pela sua culinária. Seu vilarejo com pé na areia convida as pessoas a se desconectarem do tempo para desfrutar cada momento. Cavalos marinhos cuidados e preservados pelos moradores da vila apaixonam turistas, como também seu pôr do sol, um dos mais espetaculares da Rota das Emoções. Aulas de kitesurf são uma opção válida de aventura e de gastronomia temos bolinhos e escondidinhos de peixe tradicionais dos restaurantes típicos de Barra Grande.

REALIZADOR

Sebrae

C0-REALIZADOR

Investe Piauí
Piauí

APOIO

Brasil
Piauí